Viseu Aldeia Jardim: Ai eu é que tenho mau feitio?

sábado, setembro 23, 2006

Ai eu é que tenho mau feitio?

Ora leiam isto .

8 Comments:

At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Um dia numa conversa (sempre agradável) com o Dr Joaquim Santos Simões, que recordo com saudade, dizia-me ele com aquele olhar calmo que o caracterizavam “ Menina se queres ver realidades vamos sentar-nos aqui nos bancos do Toural e ver quem passa, não há nada mais real se isto” 
Hoje ao ler este post fiquei a pensar nestas palavras que tantas vezes relembrei em diferentes situações. E hoje se tivesse oportunidade de voltar a conversar com este homem, que me ensinou o significado da palavra liberdade, eu diria … “ Será que vemos a realidade ? Ou apenas aparências, mentiras com as quais aprendemos a viver ? “

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Para quem não sabe quem foi Santos Simões :)
..............................
"Joaquim Santos Simões,(2 de Agosto de 1923 - 23 de Junho de 2004) nascido em Espinhal, concelho de Penela, Coimbra, teve um papel importante como dinamizador cultural nos vários locais onde viveu, em especial, Coimbra e Guimarães. Foi presidente da Sociedade Martins Sarmento, nesta última cidade, desde 1990, onde desenvolveu um trabalho de grande relevância, como, por exemplo, a instalação do Museu de Cultura Castreja (em Salvador de Briteiros) e a concretização da Casa de Sarmento – Centro de Estudos do Património.

De 1930 a 1934 frequentou a escolaridade básica na Vila de Espinhal, continuando, posteriormente, os seus estudos no Seminário Maior de Coimbra, de Outubro de 1934 a Novembro de 1936. Em 1937, com um ligeiro atraso, porque só nesta altura pode realizar o exame de admissão aos Liceus (tornado obrigatório no ano anterior), é matriculado no Colégio Progresso, em Coimbra.

Foi pouco depois que começou a sua actividade teatral e associativa, na sua terra natal, que se prolongou de 1939 a 1948, onde colaborou na reconstituição da Filarmónica de Espinhal.

É durante este período (1944 - 1947) que inicia, também, a sua intervenção política, ao participar nas movimentações de estudantes que reivindicam liberdade associativa para a Associação Académica de Coimbra (AAC). Em 1946 tem um papel activo no Movimento de Unidade Democrática Juvenil (MUD Juvenil). É neste contexto que, a partir do ano seguinte, começa a escrever para o Diário de Coimbra, de forma anónima ou sob o pseudónimo de Argos. Em 1948, como democrata que é, apoia a candidatura à presidência da República do General Norton de Matos.

A partir de 1946, o seu percurso cultural será dominado, essencialmente, pela sua participação no Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), onde será director, encenador, ensaiador e actor.

Tendo-se mudado para Guimarães, em 1957, para aí leccionar Matemática, continuou aí a sua acção cultural, desde sempre sob a desconfiança política do Estado Novo. Aí, foi fundador e activo dinamizador de diversas associações culturais, como o Círculo de Arte e Recreio, o Cineclube de Guimarães, o Teatro de Ensaio Raul Brandão, a Cercigui e o Infantário Nuno Simões.

Devido à sua orientação política de esquerda, foi preso pela PIDE em 1968 e afastado da função pública (só voltou a leccionar em estabelecimentos públicos depois da revolução do 25 de Abril).

A sua obra de acção cultural reflecte-se em dois dos seus livros: "Sete Anos de Luta contra o Fascismo - Academia de Coimbra 1944-1951" e "Braga, Grito da Liberdade - História Possível de Meio Século de Resistência". Escreveu ainda algumas peças de teatro e escreveu para diversas publicações periódicas.

Pertenceu à Comissão instaladora da Universidade do Minho, e, em 1986, foi nomeado, pelo reitor, para o Senado desta Universidade.

Morreu no Hospital de Fafe, vítima de doença prolongada, alguns dias depois de o seu nome ser atribuído à Escola Secundária de Veiga e pouco depois de ter aceite estar presente numa sessão comemorativa em sua homenagem, no Cineclube de Guimarães, onde, numa atitude de humildade, disse que não era ele o homenageado mas, sim, a própria instituição e as pessoas que dela faziam parte".

Tenho muito orgulho-me em ter conhecido e convivido com este homem, que muitas vezes me passou as mãos na cabeças e outras vezes me ralhou :)
Posso dizer que tenho nele um exemplo a seguir … e se hoje dou tanto valor á palavra LIVERDADE devo-o a ele aos ensinamentos que dele recebi

Hoje fica a saudade e as recordações de tudo o que aprendi
:)

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Blogger Farplex said...

Obrigado pelo comment e pela referência ao meu blog, é sempre bom saber que alguém partilha dos nossos pensamentos e divagações sobre o lodo humano...
Tomei a liberdade de adicionar este blog para me manter informado do que se passa em Viseu.
Contente por saber que existem pessoas em Portugal que sabem e querem ler...;)beijo

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Bonita homenagem a Santos Simões
Como estudante de Coimbra tive oportunidade de conhecer a história de vida deste professor de Matemática e uma ilustre figura da AAC
Tiveste muita sorte em poder conviver com uma pessoa assim
Gostava de saber mais sobre ele, como era na convivência do dia a dia fora do contexto profissional que é conhecimento público

Um beijo de um tb professor de matemática

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

olá « :) »
Deves conhecer tb o Dr Salgado Almeida e o Dr. Bastos - sempre ouvi falar muito deles e das suas historias - desculpem estar a fazer do blog correio mas gostava mesmo de saber mais
Beijo

 
At domingo, 24 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

È verdade que me considero uma pessoa de muita sorte, o professor Santos Simões era sem duvida uma pessoa muito especial. Posso dizer que cresci e aprendi muito com ele, sempre o vi como um homem diferente de todos os outros. Uma pessoa simples, de muito bom senso e com um coração enorme.
Também conheço o Dr Salgado Almeida e claro o Dr Bastos e os seus 23 espirros : ) O Dr Bastos infelizmente faleceu faz duas semanas :S mas será sempre recordado pela sua boa disposição e claro pelas anedotas que nem em tribunal deixava de contar : )
È bom saber que existe alguém que não se esquece destas pessoas de grande valor. Eu pelo menos sempre os vou recordar com saudade : ) Mas claro temos ainda o Dr Salgado Almeida que todos os sábados vai ler o seu jornal para o café Óscar : ) sempre bem disposto e claro sem dispensar uma boa conversa sobre politica : )
Beijinhos
: )

 
At domingo, 24 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Para a menina que assina com um :)

Ola gostava de saber o teu nome
pk pareces ser muito simpatica/ educada/ interessante/ e escreves muito bem
pk só comentas este blog? Bora lá escrever noutros blogs.
Tu tens blog? S tens diz as coordenadas e prometo ser leitor assíduo
Gostava de te conhecer melhor / vou deixar-te o meu mail na esperança que me escrevas

filipe.coimbra.viseu@hotmail.com

Bora la escrever-me
Beijos para ti :)

 
At sábado, 21 novembro, 2009, Anonymous Anónimo said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

 

Enviar um comentário

<< Home