Viseu Aldeia Jardim: Novo Palácio do Gelo

sexta-feira, setembro 08, 2006

Novo Palácio do Gelo


É segundo maior centro comercial do país, a seguir ao Colombo!

Como vai ser do nosso comércio tradicional!?

Mais fotos aqui

72 Comments:

At sábado, 09 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Vai ser bonito vai...

 
At sábado, 09 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Normalmente não gosto de tecer criticas desta forma, mas isto é o maior absurdo que vi aqui pelos lados de Viseu.
Confesso que desde que cheguei a esta cidade, me faz um pouco de confusão esta questão do Palácio do Gelo. Primeiro porque não entendo como é que uma cidade de interior ambiciona ter o 2º maior centro comercial dos pais. Porquê? Para quê? Ainda se a cidade fosse um ponto turístico de relevo, mas não é, nem a autarquia demonstra esforços para sê-lo. Então qual é a finalidade do Palácio do Gelo?
Realmente é preocupante o futuro do comercio tradicional, mas mais preocupante é ver que a autarquia de uma forma leviana abandona os interesses dos pequenos comerciantes desta cidade para favorecer os interesses não sei de quem.
E o Fórum Viseu?
No mês passado fiquei a conhecer o centro Comercial Académico, um local triste e sombrio, com lojas fechadas, sem movimento, sem vida. Mas sei que antes do Fórum abrir era um dos locais de relevo a nível de comércio na cidade. Será que o Fórum vai ter o mesmo destino depois do Palácio do Gelo? Será que isto é benéfico para a cidade e para os que nela vivem?
Como é que a câmara da viabilidade a um projecto destes, que à partida vai trazer fortes prejuízos aos comerciantes desta cidade? Será que o único interesse é abrir a boca e encher o peito para dizer “Nos temos o 2º maior centro comercial do pais” ?!
Pois mas lamento informar que gabarolices não enchem a barriga de ninguém é pena que sejam sempre os “mais pequenos” a pagar esta dura factura, fruto da incompetência e do compadrio de quem governa esta cidade.

 
At sábado, 23 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Custa-me perceber como a Câmara se permite proteger a Visabeira a este ponto, ponto em causa muitos porstos de trabalho, e o comércio tradicional com parvoices que vão dar buraco mais tarde ou mais cedo.

Em Viseu governa a coligação PSD/Visabeira.

Em vez de nos governaram...governam-se eles...

 
At domingo, 24 setembro, 2006, Blogger Luis Alves Pinto said...

Só queria esclarecer uma coisa acerca do comentário que foi colocado mais acima: o Centro Comercial Académico não tem vida HÁ ANOS! Esse e mais dois ou três centros semelhantes em Viseu foram construidos naquela altura num modelo errado. Nunca pegou. Nunca teve sucesso. Portanto dizer que antes da abertura do Forum aquilo era um "local de relevo", é perfeitamente mentira.

 
At segunda-feira, 25 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

eu acho este investimento muito bom para dinamizar ainda mais Viseu..a cidade merece..e vai ser uma forma de trazer maior dimensionamento economico, social e cultural para a cidade. E vai servir tambem para empregar muitas pessoas...e tambem acho que o comercio tradicional nao vai ficar a perder pois o fluxo de pessoas que virão sera benéfico para os comerciantes. Sejamos optimistas e não conservadores. =)

 
At domingo, 17 dezembro, 2006, Blogger Pitusca said...

embora nao concorde com este investimento, nao da visebeira, mas CMV para a visabeira, parece-me que no inicio vai criar alguns postos de emprego e há por aí muitos planos de credito a formar clientes para os centros comerciais

 
At sexta-feira, 05 janeiro, 2007, Anonymous Anónimo said...

pois é... Portugal não é só Lisboa, Porto e Coimbra.
Sendo Viseu, uma cidade em espansão, quer ao nível demografico, comercial e mesmo académico (mesmo a universidade tendo ido para a covilhã), não é de espantar que surja um centro comercial desta dimensão. E é preciso não esquecer que com a A25 e A24, temos cerca de 150 mil potenciais clientes a menos de 30 minutos de Viseu e 250 mil a menos de uma hora.
Quanto ao comércio tradicional... tirando a rua direita, que dificilmente terá uma menor afluência de clientes, tudo o resto se resume a franchisings de marcas nacionais ou internacionais em que o atendimento não tem nada de tradicional.
Quanto ao favorecimento da CMV á Visabeira... parece-me mais conversa de quem não pode ou não quer uma multinacional numa região em que ainda pervalece o feudalismo de uns e outros que ainda julgam que o 25 de Abril foi um golpe de estado para Inglês ver.
No meu ponto de vista, o novo palácio do gelo só vem trazer vantagens, mais concorrência entre supermercados pois o Jumbo vai para o palácio. Isto sem falar na zona de desporto e saude e claro está no aumento de postos de trabalho directos e indirectos que serão gerados.

 
At domingo, 25 março, 2007, Anonymous Anónimo said...

Antes de mais, para quem deixou um comentario dizendo que o Centro Comercial Academico era um locar de relevo, isso é totalmente mentira, antes de se falar conhece-se e depois critica-se, o CCA já ha muito que nao tem movimento, tornou-se um local sombrio já ha muito tempo. Em relaçao ao Palacio do Gelo, todos os viseenses deveriam ter orgulho neste empreendimento, que só trará vantagens para a nossa cidade, os tempos mudam, evoluem e as pessoas tb teem de avancar com o tempo. O palacio do gelo sera muito bom para viseu, pois trará muita gente de outros pontos do pais, e ajudará a fazer com que o crescimento da cidade seja possivel. Tenham em consideraçao as coisas e só deem criticas negativas depois de verem os resultados...

 
At domingo, 03 junho, 2007, Anonymous Anónimo said...

A essas pessoas que dizem que vai ser o 2º maior centro comercial do pais, isso é mentira.
No total ja com escritorios jardins e spas piscinas e etc vai ser o 2º maior do pais com 175000 m2, mas o centro comercial em si vai ser de 60000 m2 3vezes o forum.

 
At sexta-feira, 08 junho, 2007, Anonymous Anónimo said...

Caras Inteligências

O Palácio do Gelo vai ser o quarto maior do pais:

1ºDolce Vita Tejo(em construção)
2ºColombo
3ºAlmada Forum
4ºPalácio do Gelo(em construção)
5ºNorte Shopping

Seguindo digo-vos que Viseu é o 24º concelho com maior poder de compra do pais, só ficando atrás de concelhos como os das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e ficando muito perto de Braga, Coimbra, Leiria, ficando inclusivé a frente de Aveiro, o que explica que há dinheiro!!!
Continuando nenhuma das áreas de hipermercado é maior de 6500m2(Carrefour, Jumbo e Continente), o resto é mais pequeno, por isso nada de mais. Coimbra e Aveiro têm áreas muito maiores e inuteis para eles dado que não rentabilizam o espaço e dinheiro dispendido.
A cidade tem uma população urbana de 50000 habitantes e o concelho 97000 habitantes. As novas áreas comerciais estão localizadas em zonas populosas que vão permitir com a cidade se consolide e se torne mais urbana.
O Palácio do Gelo não é um simples centro comercial mas sim um "centro de cidade" (dado que vai ter habitação, serviços, comércio, lazer e restauração e muito mais....)complementando o coração da cidade "Rossio" e outro novo centro "Av. Europa, Abraveses", tornando Viseu numa verdadeira cidade média, polinucleada e competitiva.
A população a meia hora é de 245000 habitantes(97000 Viseu,Mangualde 21000,Tondela 32000,Nelas 17000,Penalva 8000,Oliveira de Frades 12000,Vouzela 8000,Castro Daire 19000, São Pedro do Sul 17000, Sátão 14000)
A população a quarenta e cinco minutos é de 400000 habitantes(Seia 28000,Gouveia 17000,Oliveira do Hospital 25000,Celorico da Beira 7000,Fornos de Algodres 5000, Penedono 3000,Lamego 27000,Tarouca 8000,Santa Comba Dão 12000, Sernancelhe,6000,Vila Nova de Paiva 7000,Carregal do Sal 10000)
Chegamos à brilhante conclusão que afinal é possivel!!
Eu digo vos isto porque ou conheço ou já trabalhei em alguns destes concelhos e Viseu para eles é a capital mesmo por isso é lá que vão.
Isto tudo foi uma lição de urbanismo dado que Viseu vai e está a prosperar muito, anda a crescer a uma média de 1000 pessoas ao ano, tem hospital central, perto de 80 bancos, 20 farmácias, vai ter 5 USF, a melhor rede viária do pais dentro de cidade, temos uma acessibilidade fantástica, se não concordais começai a visitar outras cidades...

 
At sexta-feira, 08 junho, 2007, Anonymous Anónimo said...

Continuação do meu comentário anterior

A rua Direita em principio vai ser tapada com vidro no topo como já vi em algumas cidades europeias.

A nossa parte cultural aumenta a cada dia que passa:

- Museu do Quartzo
- Museu da Cidade
- 15 do 6 pelo Teatro Viriato

A nossa parte ambiental nem se fala:

-Quinta da Cruz
-Parque Urbano da Aguieira
-Jardins em qualquer urbanização ou grande avenida da cidade, é só observar

A nossa parte de desporto:

-Relvados e piscinas no Fontelo
-Relvados na quinta da cruz
-ecopista Viseu(Aguieira)-Figueiró-Torredeira-Parada de Gonta-Tondela
-ecopista Santiago-Viseu(Aguieira)

Estamos a ter uma consolidação urbana fabulosa, já podemos considerar além das 3 da cidade(Santa Maria,Coração de Jesus,São José),São Salvador(São Salvador,Paradinha e Vildemoinhos),Repeses,Ranhados(Jugueiros,Ranhados,Viso Sul),Rio de Loba,Orgens,e Abraveses(Abraveses,Pascoal,Santo Estevão,Póvoa de Abraveses). Por isso neste momento podemos contar com 9 freguesias urbanas tornando-nos mesmo numa cidade média.

 
At terça-feira, 19 junho, 2007, Anonymous Anónimo said...

este último comentário deixa-me espantada de tanta mordomia. Com que então ecovia até Tondela, hem?!
Boa vai ela!...
Ou então será já campanha eleitoral...

 
At quarta-feira, 18 julho, 2007, Anonymous Anónimo said...

la vai haver mais penuria em portugal, é tudo a comprar do bom e do melhor sem terem um chaveto para gastar, ai assim os ricos ainda ficam mais ricos nao haja duvida, la vao aumentar os creditos e a producao de cartoes de credito,
pessoal de portugal crescam e aparecam, ke nem nos países mais evoluidos existe tanta luxuria e países sao muito mais desenvolvidos em tudo e nao precisam de palacios do gelo nem foruns como os de viseu, é triste ver que pessoas ke nao têm onde cair mortas vao ao domingo ao forum e etc e fecham os olhos as dificuldades ke passam no dia a dia e toca a comprar para a frente...
meus amigos meus amigos se a visabeira anda se pelas aldeias ke ainda nem agua canalizada têm nem saniamentos e investi se nessas coisas...
pois ja me eskecia isso nao da dinheiro essa é ke é essa

 
At sexta-feira, 20 julho, 2007, Anonymous Anónimo said...

sabe cuando é que o novo palacio do gelo reabre?

 
At sábado, 21 julho, 2007, Blogger Álvaro said...

Somos mais uns apaixonados dos desportos de Inverno e mais propriamente no gelo, ou melhor de patinagem artística no gelo. É sabido por todos que em Portugal e infelizmente, não se vê com muito bons olhos, pois pela história que nos acompanha a nível de patinagem artística e “hóquei em patins” é mais que obvio que também na vertente de patinagem no gelo poderíamos demonstrar excelentes qualidades e quem sabe competir com os melhores. Só se investe a sério no futebol, tudo o resto é um complemento, era bom que de uma vez por todas se encarasse a patinagem sobre o gelo com seriedade e determinação e porque não por estratégia competitiva e de lazer.
Deixo por isso os meus sinceros parabéns a todos aqueles que "puxam" para a existência de uma pista de gelo e no caso o Bonito e imponente Palácio do Gelo de Viseu. Concordo que é uma cidade em pleno desenvolvimento e que vai favorecer, e muito grande parte do concelho da mesma.
Quando abrir, levarei toda a minha equipa da Clínica, sedeada em Lisboa, no sentido de visitar e usufruir da pista de Gelo e maravilharmo-nos com as compras nas diversas lojas do Palácio.
Para outros apaixonados e que nos queiram contactar para poderem acompanhar-nos, liguem através de: www.lubidente.pai.pt com chamada grátis.

 
At sábado, 21 julho, 2007, Blogger Álvaro said...

Somos mais uns apaixonados dos desportos de Inverno e mais propriamente no gelo, ou melhor de patinagem artística no gelo. É sabido por todos que em Portugal e infelizmente, não se vê com muito bons olhos, pois pela história que nos acompanha a nível de patinagem artística e “hóquei em patins” é mais que obvio que também na vertente de patinagem no gelo poderíamos demonstrar excelentes qualidades e quem sabe competir com os melhores. Só se investe a sério no futebol, tudo o resto é um complemento, era bom que de uma vez por todas se encarasse a patinagem sobre o gelo com seriedade e determinação e porque não por estratégia competitiva e de lazer.
Deixo por isso os meus sinceros parabéns a todos aqueles que "puxam" para a existência de uma pista de gelo e no caso o Bonito e imponente Palácio do Gelo de Viseu. Concordo que é uma cidade em pleno desenvolvimento e que vai favorecer, e muito grande parte do concelho da mesma.
Quando abrir, levarei toda a minha equipa da Clínica, sedeada em Lisboa, no sentido de visitar e usufruir da pista de Gelo e maravilharmo-nos com as compras nas diversas lojas do Palácio.
Para outros apaixonados e que nos queiram contactar para poderem acompanhar-nos, liguem através de: www.lubidente.pai.pt com chamada grátis.

 
At sábado, 21 julho, 2007, Blogger Álvaro said...

Somos mais uns apaixonados dos desportos de Inverno e mais propriamente no gelo, ou melhor de patinagem artística. É sabido por todos que esta vertente em Portugal, infelizmente, não se vê com muito bons olhos, no entanto, pela história que nos acompanha a nível de patinagem artística e “hóquei em patins” é mais que obvio que também nesta área, poderíamos demonstrar excelentes qualidades e quem sabe competir com os melhores. Só se investe a sério no futebol, tudo o resto é um complemento.
Seria bom, que de uma vez por todas se encarasse a patinagem sobre o gelo com seriedade e determinação e porque não, por estratégia competitiva e de lazer.
Deixo por isso os meus sinceros parabéns a todos aqueles que "puxam" para a existência de uma pista de gelo e no caso o bonito e imponente "Palácio do Gelo" desta cidade de Viseu. Concordo que é uma cidade em pleno desenvolvimento e que irá favorecer muito com este projecto, grande parte do seu Concelho.
Quando abrir, levarei toda a minha equipa da Clínica, sedeada em Lisboa-Oeiras, no sentido de visitar e usufruir da pista de Gelo e maravilharmo-nos com as compras nas diversas lojas do "Palácio".
Para outros apaixonados, que nos queiram contactar para nos poderem acompanhar, liguem através de: www.lubidente.pai.pt com chamada grátis.
Álvaro Morais

 
At sábado, 21 julho, 2007, Blogger Álvaro said...

As minhas sinceras desculpas pela "gafe" de repetidas mensagens.

Simples desconhecimento e muita paixão por gelo....
Álvaro Morais

 
At sexta-feira, 03 agosto, 2007, Blogger anibal said...

o palácio do gelo e outras obras de referencia do grupo visabeira, são frutos das maquinas de lavar dinheiro em africa e da exploração dos proprios funcionarios

 
At segunda-feira, 06 agosto, 2007, Anonymous Anónimo said...

Afinal quando é que abre a tão badalada Pista de Gelo?
Os meus patins já estão carregados de ferrugem. Há mais de muito tempo que estão guardados para não apanharem pó e sei lá se quando os calçar já nem me servem por o meu pé ter cescido.
Mas, para a semana, vou ao "Palácio Municipla de Hielo" localizado em Benalmádena, perto de Málaga, Costa del Sol no Sul de Espanha. Parece mentira mas é verdade, consultem no "Google", "Palácio Municipla de Hielo" e depois façam comentários...Em Portugal é só bola jogada com pés e mal e mais nada.
Para quando mais PISTAS DE GELO "VERDADEIRO" nada de pástico branco de tábuas de cozinha,como apareceram montes delas espalhadas em vários locais no Natal passado.
Fico a aguardar e esperar para ver.
JMC

 
At segunda-feira, 27 agosto, 2007, Anonymous Anónimo said...

Concordo com tudo o que o senhor Ricardo Cosme disse, excepto sobre as acessibilidades, mais concretamente da estrada N232, que liga Gouveia a Mangualde, apesar de estar em boas condições é uma estrada velha com muitas povoações, curvas, descidas e subidas, é claro para quem conhece esta zona, Viseu é a nossa capital. Mas mesmo com a GAMVIS não se viram intenções de construir uma nova ligação à tão útil A25, com a qual o concelho de Gouveia, Mangualde e arredores iriam beneficiar! "Então eu digo porque é a montanha não vem a Maomé!" já que todos nós gostamos de Viseu, porque não a Visabeira fazer uma pressão pequenina aos governantes da zona, para ligar melhor esta bela beira alta?! As gentes de gouveia iriam agradecer convenientemente à cidade de Viseu, como eu já contribui! Ass:estudante do ensino superior em Viseu, natural de Gouveia!

 
At terça-feira, 11 setembro, 2007, Anonymous Anónimo said...

Lubidente apoia os apaixonados pelo gelo e todos os patinadores.
Consulte-nos em:www.lubidente.com.pt
E-mail: consultas@lubidente.com.pt

Ligue para saber as condições especiais que temos para si.

A Direcção
Gisele Biazon
e
Álvaro Morais

 
At quarta-feira, 07 novembro, 2007, Anonymous Anónimo said...

Gostaria de dizer algo sobre a reconstrução do Palácio do Gelo:
- Em 1º lugar: porque é que em portugal gastam imenso dinheiro em estruturas como o antigo Palácio e depois derrubam-na para ampliar o mesmo centro comercial? Onde é que está o ganho, se o que gastaram antes ficou por terra? Só em Portugal é que se vê disto!!! porque é que este empreendimento não foi pensado desde logo? Em vez de gastar 2 vezes para o mesmo efeito? E depois dizem que o país está em crise! Como é que está em crise, se há sempre dinheiro para construir e derrubar, para reconstruir novamente?
-Em 2º lugar: Apesar dos gastos da entidade responsável, sou da opinião que este tipo de iniciativa devia ser pensada para uma zona mais afastada e com mais espaço, e não ali tão perto do centro de Viseu.
- Em 3º lugar: Acho que quem se queixa de que o comércio local vai ser afectado negativamente deve decidir-se: ou quer progresso ou não quer, porque o povo português é muito indeciso, por vezes queixa-se de que o país não anda para a frente e não há nada de novo e outras vezes quando há alguma novidade, não fica mesmo assim satisfeito.Pensem sobre isso!!!

 
At sábado, 08 dezembro, 2007, Anonymous Anónimo said...

Quanto a parte do desporto,falam em relvados e isso...No entanto temos um pavilhao do Fontelo que e uma vergonha,dos piores pavilhoes municipais do pais.

 
At quarta-feira, 02 janeiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

espanta-me os visienses falarem tão mal da sua própria cidade e de obras que estão a ser feitas como o palácio do gelo. uma cidade para crescer tem de crescer em todos os aspectos. vivo desde muito novo em Lisboa, mas nasci numa pequena aldeia do distrito da guarda e passo muitas vezes em viseu e sem duvida alguma que cresce de dia para dia esta cidade. não só merece ter um grande centro comercial como merece ter tudo do melhor. os meus filhs adoram viseu. dizem que é muito bonita. e sem duvida que é. o palácio do gelo é a primeira de muitas grandes obras que que se vão fazer nos proximos anos.

 
At sábado, 12 janeiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

Sempre vivi em grandes cidades. Durante mais de 20 anos vivi em Lisboa (minha cidade Natal) e depois vivi dois anos em Berlim e tinha um emprego que me "obrigava" a visitar muitas cidades europeias (na área da organização de eventos).

De momento, vivo em Viseu e posso dizer que nunca vi uma cidade tão harmoniosa em termos urbanísticos. Conheço os dados estatísticos sobre a cidade e posso-vos dizer que é uma das cidades com maior poder de comra, funcionando como "motor" e "capital oficiosa" de uma região que engloba quase 400.000 habitantes e se estende até ao distrito da Guarda. A própria cidade é a que mais cresce do país e não devido a um eventual êxodo rural das regiões envolventes, mas antes através da migração de quadros qualificados de outros pontos do país.

Logo, não só é pertinente, como também é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO que Viseu tenha uma estrutura cono a do Palácio do Gelo. Trabalhei em congressos durante anos e sei como é importante uma cidade estar dotada de equipamentos modernos e atractivos, especialmente no segmento de turismo de negócios. Aqui fica um dado a esse respeito que pode ser inesperado para muitos: Viseu recebe anualmente mais turistas e regista mais dormidas do que Aveiro ou Évora. É a única cidade da Região Centro com hotéis de cinco estrelas (essenciais para o desenvolvimento do turismo de negócios) . Aveiro, Leiria, Guarda, Coimbra,, não têm um só, e Viseu tem logo 2. Outro dado: 70% do turismo de Viseu é de negócios, incluindo congressos e viagens de incentivos. Este tipo de turismo em que Viseu se está a especializar necessita imenso de boas acessibilidades internas (que Viseu tem como nunca vi noutra cidade, mesmo na Alemanha) e de grandes zonas comerciais sofisticadas. O comércio tradicional tem o seu lugar, mas não pode ser um "tampão" ao aparecimento de lojas com conceitos mais sofisticados.

Para acabar, gostaria de referir que a FNAC não é parva! Eles pesam muito bem cada investimento que fazem. Produzem relatórios minuciosos sobre os seus investimentos futuros. O facto de terem escolhido Viseu para abrir uma megastore é sintomático da confiança que têm no crescimento do concelho e região envolvente.

Não me vejo a voltar para Lisboa, cada vez mais inabitável porque não foi planeada. Também não me vejo a viver em cidades mais pequenas como a Coimbra ou Guarda, porque estão economicamente estagnadas. Com uma estrutura como o Palácio do Gelo Viseu torna-se das cidades mais atractivas a nível de serviços, CULTURA (quem conhece Lisboa, sabe a importância cultural da FNAC, em termos de criação de novos públicos para a leitura e incrementos de eventos culturais). O Palácio do Gelo é uma aposta para o futuro da cidade. Quem critica o projecto está só a olhar para uma Viseu tradicional, do interior, e não para a realidade de hoje e de amanhã: A de uma das cidades que mais cresce em Portugal que o faz de forma harmoniosa.

 
At segunda-feira, 28 janeiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

Bom dia,

Estou em polvurosa mais a minha familia e uma "carrada" de amigos para saber quando a pista de gêlo abre ao público ou se já abriu. Ainda não consegui essa informação.
Quem me podesse dar mais informações agradecia imenso, um grande grupo quer ir mais uma vez visitar essa tão linda cidade e muito inovadora.

Aguardo noticias.

Já agora se conhecerem alguem aqui em Lisboa e que queira aproveitar a nossa campanha na Revista Activa deste mês, não deixem de se informar melhor nas bancas ou ver contactos em:
www.lubidente.com.pt
consultas@lubidente.com.pt

Muito força, reconhecimento pela iniciativa e até breve.

ÁLvaro Morais
e
Gisele Biazon

 
At sexta-feira, 01 fevereiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

a pista do gelo ainda n abriu. o palácio só vai abrir em pleno em Abril... ainda falta um pouco... Por agora está aberto o Jumbo e algumas lojas que se mantiveram do velho idificio...

 
At terça-feira, 05 fevereiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

como tudo na vida, a moderação e o equilíbrio devem ser condições sempre salvaguardadas por principio. o Palcio do gelo é tudo menos isto, é um edificio fora de escala e fora do contexto, se é necessário, claro que sim, mas não com aqueles moldes e escala, seja do edificado, seja do comércio. Falou-se num grande poder económico de compra que Viseu tem... sinceramente não sei onde leram ou em que é que se fundamentaram para dizer tamanha barbaridade, Viseu não tem poder económico, e apenas uma pequena percentagem de "famílias" o têm, Viseu terá a breve prazo o resultado da visão mesquinha da economía fácil, da corrupção pela qual é regida á muito tempo... uma cidade não se faz apenas de estradas e muros de betão, faz-se de cultura e de instrução, de nivel cultural, e isso é coisa que não foi nem é promovida nesta cidade, pois é o principio do quanto menos souberem melhor, pois comem tudo que lhes derem, não queiram comparar esta cidade com outras do mesmo fôro em termos culturais.
Viseu tem sim excelente caracteristicas a nivel de malha urbana, apesar de já tardar um eficiente crescimento ou um controlo do mesmo. Viseu continua a ser um paraíso para os patos bravos e para a lavagem de dinheiro... só não vê quem não quer, e agora passam a ter um monumento a este padrão social de corrupção e compadrio, feito pelas entidades que devido ao seu peso na região são intocáveis, tal e qual uma verdadeira máfia.
não se deixem enganar por numeros, os mesmos que alguem quer fazer acreditar que são verdadeiros, estaremos cá para vermos o que isto vai dar, em menos de uma ano muitas coisas vão surgir á superficie e logo se vê, mas poderei estar enganado, pois não há verdades absolutas.
tenho pena por não ver crescer esta cidade tão nobre e de que tanto gosto, crescer por caminhos que considero serem os mais correctos, mas como sempre os valores económicos são sempre os que vêm em primeiro nesta região, em prol dos valores da qualidade, da ética, do equilibrio, da harmonia e da cultura.
em relação á criação de emprego!!! qual emprego? trabalho precário por 6 meses? trabalhadores que vêm das lojas onde trabalham actualmente e irão fechar? ....

 
At sábado, 09 fevereiro, 2008, Anonymous Anónimo said...

Acho que Viseu é uma cidade de pessoas com dinheiro,podemos-nos gabar da raridez de sem-abrigos e até toxicodependentes que circulam nas ruas,
é uma cidade que tem tudo de bom e tudo para ser considerada das melhores para viver.
Essas críticas resultam de uma plena ignorancia sobre o estado económico da nossa regiao.o Forum vai perder clientes??nunca meus amigos,situa-se no centro urbano, logo tudo o que o rodeia,todos os passeios citadinos nos levam a ele...nunca vai perder clientes...o Palácio do Gelo é sim um grande passo para Viseu,criando novas infrastruturas para Viseu lançando-o mais a frente,oferecendo o bom e melhor.
os Viseenses sao consumistas,vestem-se bem,comem bem.
Meus amigos se falassem de transportes públicos...um comboio...uma linha ferrea...ai sim, falavam bem e em desenvolvimento porque Viseu pode ir mais além!

Ricardo Beleza

 
At sábado, 01 março, 2008, Anonymous Anónimo said...

Relativamente ao "Camarada" (só pode ser) que deixou o seu comentário dizendo que não sabe onde vem provado que Viseu tem um bom poder de compra relativamente à média nacional, aconselho-o a passar a analisar os anuários estaísticos do INE (já estão disponíveis na net, por isso, o "camarada" nem tem que gastar dinheiro para fazer o download). Se tivesse analisado esses dados veria, por exemplo, que Viseu é a cidade com maior poder de compra de todo oo interior do país e apenas quatro áreas metropolitanas estão à sua frente no total do país. Claro que não é razão para lançarmos foguetes e festejarmos, porque Portugal é um país pobre. Por outro lado, não percebo porque se critica o palácio do gelo está fora de contexto. Bem pelo contrário: Em tudo o que é cidade neste país, é que abrem centros comerciais "fora do contexto" pois são da iniciativa e propriedade de grupo exógenos, ou seja, de fora dessas cidades e mesmo do país (como o caso de Aveiro, cujo Fórum é um investimento holandês). Em Viseu é um grupo da cidade quem lançou o investimento. Quem dera a muitas cidades médias do país ter uma multinacional comoo a Visabeira. A empresa e a sua sofisticação (basta ler jornais) já é uma das principais embaixadoras da cidade e da região. Infelizmente, santos da casa não fazem milagres e a falta de reconhecimento do papel da Visabeira no desenvolvimento de Viseu é sintoma de uma das principais características do português: A INVEJA, que leva parte da opinião pública a "deitar abaixo" algo ou alguém que demonstra ambição e sucesso. Quanto á questão também levantada pelo "camarada" de que o que é importante é cultura, não podia estar mais de acordo. No entanto, não sei se sabe que uma das lojas âncora do Palácio do Gelo vai ser a FNAC. Não sei se o "camarada" sai muito de Viseu, mas não imagina o que a FNAC fez pelos hábitos de cultura dos lisboetas (para citar um caso que conheço muito bem), assumindo-se quase como uma instituição de utilidade pública, organizando lançamentos de livros, concertos, tertúlias, tornando a cultura mais acessível em termos de variedade da oferta e de preços e, acima de tudo, pelo prazer que a maior parte dos clientes fiéis da FNAC (os tais fnackianos de que fala a pub) tem em passar uma manhã ou uma tarde a ler ou a ouvir um disco dentro da loja. Até aí, "camarada", se enganou.

 
At domingo, 06 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

sabem o qe vos digo?










não vos digo nada!

 
At terça-feira, 08 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

kal é a de abrir o 2º ou 3º maior centro comercial do país no interior !?!?! agora só podem abrir no litorar!?!? é obrigatório ficarem perto d lisboa !?!
ker dizer k se algumas pessoas k vivem no interior kiserem comprar uma roupinha de jeitos vão de pegar no carro enxerem o deposito de combustivel (k cada vez tá mais barato) e deslocarem.se...já pa nao falar nos Espanhois .. k klaro semp fikam mais perto d lisboa do k viseu SEM DUVIDA!...
E sim ! O forum vai perder clientes, pk as pessoas k vivem em viseu podem contnuar a ir as compras normalment komo custumavam ir ao Forum...mas os k veêm d fora, depois d teram um centro comercial, com muitas mais lojas, e serviços, será k vao preferir o forum !?! ja pa ñ falar nos dias d xuva ..ninguem gosta d andar as compras à xuva!

 
At sábado, 12 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Antes de mais, SOU VISEENSE COM MUITO GOSTO!
Gostaria de frisar que não trocava a minha cidade por nenhuma deste país (e posso-me orgulhar do facto de já as conhecer todas).
O Palácio do Gelo e, de facto, um investimento brilhante que "não vai roubar nada a ninguém" vai sim trazer muita gente a esta cidade fantástica (espero é k essa gente não se mude para cá porque, felizmente, nesta cidade ainda se pode andar de carro em horas de ponta, se decidem começar a vir para cá o caso muda de figura). Quero assinar por baixo de tudo o que o Ricardo Cosme disse, e quero ainda acrescentar que, realmente, o Centro Comercial Académico não tem movimento há anoooos, se é que alguma vez teve!
Ainda houve alguém que se saiu com a brilhante frase "a Visabeira quer é dinheiro" e eu pergunto: se tivesse uma empresa queria o quê? prejuízo? fazer caridade? Para que é que serve a segurança social? enfim... "que raio de gente!".
Também quero dizer que Viseu tem crescido bastante e que esse crescimento não tem deixado NINGUÉM sem trabalho, pelo contrário, há cada vez mais postos de trabalho. E sabem que mais? A maior parte das pessoas que estão no desemprego, estão-no porque assim o querem. É muito bom "caír" dinheirinho na conta ao fim do mês sem se ter feito "um cara**o!". O IEFP contacta os desempregados vezes sem conta a fim de lhes proporcionar um emprego, ao que estes respondem sempre com alguma "desculpa de mau pagador" para o rejeitarem. Se Viseu não é completamente perfeito é porque alguns viseenses não o permitem. E sabem que mais? Temos um presidente da camara que vale por muitos! Só tenho pena que vá acabar o seu mandato, ele é muito inteligente e sabe o que faz na nossa cidade. Mas também sei que vai ficar alguém de confiança e que essa pessoa terá o "apoio" do nosso Fernendo Ruas.
Resta-me dar os parabéns à minha cidade porque é uma cidade linda, cresce e sabe crescer, é calma, e "não é a cidade mais limpa por ser a que mais se limpa, mas sim por ser a que menos se suja".
Cumprimentos viseenses!

Ass: Curso de Educação Social de Viseu

 
At sábado, 12 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Corrijo a assinatura anterior para:

"Alguém do Curso de Educação Social de Viseu, alguém que sabe o que diz"

 
At segunda-feira, 14 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Todos deveriam estar contentes e orgulhosos por viver numa cidade com o nivel de crescimento e expansão de Viseu... E deixem-se de politiquices...
Eu sou de Mangualde e onde vou passear ao fim de semana é a Viseu. Pretendo ir muita vez ao Palácio do Gelo assim como vou ao forum, mas não vou deixar de frequentar o comércio tradicional.
Essas pessoas que criticam quem lá vai, se não vai a Viseu, dá-se ao trabalho de ir a Coimbra ou Aveiro..
Será que querem viver toda a vida na "Parvónia".
É óptimo ver uma cidade em desenvolvimento, criar novos postos de trabalho.

Modernizem-se!!!!

 
At terça-feira, 15 abril, 2008, Blogger Atom said...

PARA TODOS OS INVEJOSOS!

1) Viseu é dos poucos concelhos que tem crescido a um ritmo constante sem grandes investimentos directamente relacionados com fundos públicos. Temos uma câmara zelosa pelo interesse da região.

Prova disto, é o facto de nos terem prometido no mandato do partido socialista liderado pelo Eng. Antonio Guterres, uma universidade. Depois só agora, ao fim de longos anos de atrofio, é que a cidade começa a ter as vias de comunicação que necessita.

2) o Distrito de Viseu sempre foi e será um distrito de gente trabalhadora. Cidade anterior à nacionalidade, surgiu da cruzamento de vias de comunicação e do comercio. Não tem praia, não tem um grande rio, não tem Universidade e até o Comboio lhe foi tirado. Para quem não sabe é das únicas cidades europeias cujas dimensões justificariam linha férrea e não a tem!

Se a cidade cresceu o que cresceu, foi devido ao trabalho e ao orgulho que todos os visienses têm na sua origem!

Antes de ser Português sou da cidade de Viriato! Quem fala que o país esta assim e assado, tem toda a razão de o falar, mas não desvie atenções aos investimentos privados que estão a ser cativados na zona de Viseu.

Falem dos investimentos públicos que têm sido feitos nas cidades do Litoral! Custa, pelos vistos, a muita gente a prosperidade que se vive em Viseu.

O interior tem sido constantemente esquecido, no entanto depois há idiotas que falam do interior como sendo responsável pelos gastos públicos do país!

Enfim...

 
At terça-feira, 15 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

meus caros senhores é bom escrever criticas as quais desconecemos, claro sou contraa estinsao do comercio tradicional mas grandes cidades porto e lisboas tambem tem grandes centros e nao morreu o tradicional é tudo uma questao de tempo a gula e a cubica sera tal forma que o tradicional ficara no esquecimento, mas nao trara projuizo ao tradicional pelo contrario vai trazer mais pessoas a cidade, é lindo dizer bey bey tradicional quando é o palaci que vai tirar a desertificacao dos empregos na regiao
acredito que as pessoas que falao nao tem ningem la a trabalhar pois se tivesem estavao quietinhos no seu lamentavel lugar.



so quero deixar claro que se nao foce a dita visabeira a cidade nao passava de uma vila pois empregas centenas de pessoas em toda suas empresas do grupo desde hotel ao golfe msm as edivisa e outras....


porque apedrejar os santos se sao eles que dao alimento a mt gente desta cidade ou destrito ou msm ao país ...........


ps. e parabens visabeira pelo empenho que tem tido pela cidade

 
At terça-feira, 15 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

É um Blog interessante, pois todos falam mal ou bem, mas não se tem um ponto médio... O Palácio do Gelo é importante sim. É uma prova de crescimento da cidade, espero. No que respeita à ecologia, Viseu dá cartas, não tenho dúvidas. Desporto e Cultura são áreas que Viseu está carenciado. Tem campos relvados? Sim.... Tem estágio da selecção? Sim.... Mas que clube representa a cidade ao mais alto nível? Nenhum. Pista de Atletismo cintética? Sim... Mas que atletismo tem Viseu? E nas outras modalidades? Nada... Nada... E na cultura? Zero... Espectáculos com cantores de nomeada, como acontece noutras cidades médias, nenhuns... Peças de teatro, bailados, etc... Nada...
Viseu é uma cidade bonita, com bom ar, com boas vias rodoviárias... Tudo isso é verdade, mas desporto, educação e cultura.... Zero...
Se a CMV não inverter caminho, a cidade está condenada ao marasmo em que raramente deixou de estar... Vamos reivindicar mais para esta cidade, as eleições estão aí e se estes não são capazes, vamos dar chance a outros.......

 
At terça-feira, 15 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Pois... voces queixam-se com a barriga cheia! Deixem se de provincianismos estupidos! Aproveito para falar da estrada que vai ate Vila Nova de Paiva que ficou provisoriamnete por continuar e se a continuassem toda aquela regiao em vez de visitar Viseu 1 vez por mes vinham quase todas as semanas... Gosto do novo palácio!

 
At quarta-feira, 16 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

O Fernando Nunes (dono de cerca de 80% do grupo visabeira) e o Dr. Fernando Ruas (presidente da CMV) são conhecidos de longa data e vão todos os dias aos ginasio juntos, pago pela visabeira claro, e estão bem a lixar-se para os pequenos comerciantes de viseu.

 
At quarta-feira, 16 abril, 2008, Blogger qTions said...

Não sou a favor do monopólio nem coisa que se pareça. Acontece que mal ou bem Tem sido a Visabeira com os seus investimentos a projectar a cidade para o futuro.

Depois, muito falta fazer é certo e em todo o lado, mas este presidente tem feito muito pela cidade....

Claro que faltam vias de comunicação entre diferentes cidades para se compreender uma área metropolitana de Viseu.

Falta melhores acessos a Nelas, São Pedro do Sul, Castro Daire, etc...

Faltam melhores transportes urbanos....

Acontece que muito é limitado e alguns tipos de investimento não se podem pedir a uma autarquia!

É sabido que o Presidente Ruas tem se debatido para trazer o comboio à cidade, para se criar um pólo universitário... etc...
Mas são muitas as contrariedades!

O Futuro, quer queiram quer não, não passa pelo comercio tradicional da forma como o conhecem!

Quem quer o manter desse modo, tem que inovar na prestação de serviço!

Isto é um facto, e é isso mesmo que falta! Falta por vezes dinamismo no comercio dito tradicional... Agora não se pode esperar que se olhe sempre para o pequenino... deve haver condições para o pequenino crescer... mas este tem de querer crescer!

Depois digam o que disserem, a Visabeira, que começa a ser um multinacional de construção, tem investido em Viseu! Poderia te-lo feito em outro lado! O Hotel Montebelo por exemplo....

E de Louvar empresas como estas que não esquecem as suas origens!

Claro nem tudo é atrás de fazer apenas bem, tem de haver lucro! mas o que poderia ser feito aqui, poderia ser feito por exemplo em Guimarães, Braga, Setúbal, etc etc...
Zonas de grande densidade populacional e onde não existe por aí alem centros comerciais comparáveis a esta obra!

PARABÉNS para a visabeira por este grande investimento de 120 milhões de euros em Viseu! Parabéns a Viseu!

Que todos os Viseenses sintam orgulho das suas origens e que embora muitas vezes, por motivos de trabalho, saiam da cidade, tenham a coragem de voltar e dar o seu contributo positivo.

PARABÉNS!

 
At quarta-feira, 16 abril, 2008, Blogger Atom said...

Alguém falou em Futebol,

eu pergunto-me quantos de vós são socios do Académico de Viseu e vão ver os jogos?!

 
At quinta-feira, 17 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Acabei agora de visitar o recém inaugurado Palácio do Gelo de Viseu, gostei de alguns pormenores, o espaço é agradável.

Mas para quem conheceu o antigo palácio do gelo, posso dizer que me senti bastante desiludido, na questão da pista de gelo, agora mais parece uma daquelas pistas de montagem rápida.

Era bem mais agradável o antigo palácio do gelo, pois quem patinava estava num lugar mais reservado.

Agora, quem no seu perfeito juizo coloca uma pista de gelo na zona de restaurantes, ou seja o local com mais movimento?

Quero o original Palácio de gelo de volta.

Nós pensamos, bem isto vai entrar em obras e vai ficar bem melhor, promessas de uma pista maior com mais condições, e o que recebemos?

Nada disso...

Já agora o que é feito da equipa de hoquei no gelo? ainda existe? onde treinam?

 
At sexta-feira, 18 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Uw prachtige winkelcentrum bezocht,ik moet zeggen, wij, mijn vrouw en ik waren diep onder de indruk, wat een schitterende fontein, en wat een mooie winkels, de diverse commentaren gelezen en sommige zijn erg negatief, ik kan mij herinneren dat er in de zeventiger jaren in Rotterdam ook zo'n enorm winkelcentrum werd geopend en ook vele Rotterdammers waren toen zeer negatief, het komt goed met Palacio Do Gelo en ik ben er van overtuigd dat het een aanwinst is voor Viseu, van harte gefeliciteerd inwoners van Viseu en omstreken met dit prachtige centrum.

 
At sexta-feira, 18 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Eu fico parva com os comentários negativos acerca de Viseu, do Palácio do Gelo e outros. Realmente essas pessoas não merecem a cidade que têm... Vão ao Porto, a Aveiro, A Coimbra e ficam a babar-se com situações muito piores, quer a nível urbanístico, quer a outros níveis. Se for preciso dizem mutio bem do comércio tradicioanl, mas nem sequer fazem lá compras, vão fora faze-las. E realmente o comércio tradicional há mutio que está fora de moda e com preços altíssimos, não evoluiu, basta ver as lojas da rua do cvomércio. Pergunto, quem destas pessoas faz lá compras? As marcas que temos no Forum e Palácio do Gelo são as mesmas que há nas outras cidades e que estas pessoas compram. Por isso não venham para aqui falas mal duma forma gratuita semterem dados concretos, porque eu também conheço outras realidade, já vivi noutros sítios e sei analisar as situaç~ies duma forma isenta. Quanto ao grupo visabeira, ele tem feito muito por Viseu, basta ver como o desporto evoluiu nos últimos anos, basta ver a qualidade do Hotel Montebelo, do golfe e do hipismo, que são visitados por milhares de pessoas de todo o país... Há que ter conhecimento dos factos para falar e deixar essa mentalidade de verdadeiros "parolos" que tão bem é característica do novo povo...

 
At sexta-feira, 18 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Só queria referir aqui que, quando se diz que Viseu não tem quase nada para oferecer a nível cultural, as pessoas não sabem o que dize, não andam informadas e também não se querem informar. As pessoas que falam são as primeiras a apresentar uma grande inércia, não procuram as situações interessantes. Pois não viveram, possivelmente, momentos que o Teatro Viriato nos proporcionou, desde a sua abertura, nomeadamente 2 festivais denominados "Percursos", que aconteceram em maio de 2003 e Outubro de 2004 respectivamente e só em 4 cidades do país (Lisboa, Coimbra, Évora e Viseu). Nós fomos previlegiados, eu digo isto porque eu fui assistir com os meus filhos (ainda pequenos) a quase tudo - foi uma semana inteira de espectaculos de teatro, novo circo, performances, exposições, em locais tipo Parque da Cidade, Solar do Dão, e outros, experências surrealistas, como um jantar em que participei, em que, para além dos pratos terem uma aparência curiosa, havia toda uma encenação fabulosa. Houve também uma experiência fantástica, "A comida do escuro", "O Hotel Tomilho", entre outras, que não vou descrever, mas posso dizer que foram momentos que não vou esquecer... e passaram-se aqui em Viseu, não ficando em nada atrás do que acontece no Porto ou em Lisboa. Outro exemplo foi o facto de um ano termos tido uma extensão da festa de música do CCB aqui em Viseu, etc... O que é preciso é estar atento e paroveitar as coisas boas que nos vão sendo oferecidas, porque enquanto passarmos a vida a dizer mal e a lamentar-nos, concerteza que a vida vai-nos passar ao lado. Há muita gente que quando vai viver para as chamadas "cidade onde tudo acontece" têm uma vida mil vezes ior do que cá, não aproveitam nada, não participam em eventos culturais, possivekmente em termos de cultura ficam estagnadas e acabam por ter a mesma vida "pequenina" que já tinham ou pior...

 
At sexta-feira, 18 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Já agora esqueci-me de dizer, em resposta a um comentário, que tem havido espectaculos com artistas de nome, tais como:
- Cantora lírica Elizabete Matos;~
- Bernardo sasseti e Mário laginha;
-Pedro Burmester;
_Ballet Gulbenkian (vinham cá todos os anos enquanto existiram)
- Olga Roriz (esteve cá no teatro Viriato há poucas semanas)
- Companhia de dança Rui Horta
- Companhia de dança Paulo Ribeiro;
- Mão Morta;
- Camané;
- Diogo Infante e Eunice Munoz;
- A peça Woyzec de Joseph Nadj (um grande actor e encenador);
- Maria João;
-Jacinta
- Ursulla Rucker;
Thomas Kubinek (no festival Comix)
- Circolando (uma companhia de Novo Circo das melhores)
- Chapito com John Mowat;
- Teatro Meridional
entre outros

acho que já chega para mostrar os nomes que v~em cá, possivelmente muita gente que fala em cultura nem os conhece.
Acontece que vivi nop Porto muitos anos e fartei-me de ver espectaculos, bem como via em Lisboa no Teatro Camoes e posso dizer, tirando aqueles de maiores dimensões, nós temos muito bons espectaculos. Mais, a nivel de bailados, neste momento, não tem havido nada de jeito no porto e tem havido mais no teatro Viriato. Antes de falarem, vivam as coisas, informem-se, visitem o nosso museu Grão Vasco, vejam as nossas galerias de arte, vejam a programação do teatro Viriato e do Cine Clube que tem óptimos filmes.
Deixem de ter essa mentalidade suburbana e mesquinha.Aproveitam as coisas boas da vida e a qualidade de vida de Viseu...Abram os horizontes, não ponham umas palas nos olhos...

 
At sexta-feira, 18 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Olh inda ñ fui ver u palácio do gelo.....mas.....




sabem u qe e' qe vos digo??





ñ vos digo nada.....

 
At sábado, 19 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Somos um pais com mais de 900 anos de historia, e ja nessa altura havia os chamados velhos do restelo(para quem nao leu os lusiadas, eram aqueles que criticavam o que se faz e o que nao se faz)e portugal venceu, deu novos mundos ao mundo por mares nunca dantes navegados.Agora muito se fala no palacio do gelo, eu como viseense fico feliz por ver uma obra desta envergadura na minha cidade, pois projecta o nome de viseu para o mundo.quanto ao comercio tradicional, cabe a associação de comerciantes zelar por quem paga para os defender e nao defende com projectos que atraiam gente ao centro de viseu,porque se fala do palacio que esta a gerar emprego e nao se fala do comboio??ou porque nao do excesso de estacionamento pago no centro de viseu??deviamos ter orgulho em ser a cidade com melhor quelidade de vida, agora viseu aldeia jardim?!?!?nao aceito porque viseu cresceu muito e nao mecece ser apelidada de aldeia jardim.Viseu e a senhora da beira, e do mundo..

 
At domingo, 20 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Estranho um puco algumas das observações feitas neste blogue, pois há vinte e cinco anos quando estudava em Viseu os centros comerciais não existiam, a cidade acabava junto à estação do caminho de ferro e o maior supermercado era o pingo-doce. Toda a zona onde hoje se situa o Montebelo era feita de quintas, silvas e até, a maior parte, de terrenos abandonados. Quem pode estabelecer diferenças dirá que, onde hoje é o Teatro Viriato, nessa altura era um enorme armazém. O museu foi remodelado. Diga-se, está bem melhor. E já agora gostava de acrescentar que quem faz a cultura não são necessariamente as câmaras e os seus presidentes. Veja-se a Acert numa cidade vizinha, não é gerida pela Câmara. Quem faz a cultura são os cidadãos e em Viseu houve "sempre" o hábito de criticar instituições, mas depois cada um calça as suas pantufinhas e fica à espera que os outros façam. Francamente, fale-se mas faça-se. Sejamos interventivos e não meros espectadores de fim de fila.

 
At segunda-feira, 21 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

não entendo qual o problema de todas estas pessoas em que uma cidade evolua...é vivendo no passado que se vai evoluir..porque nao vêm que vai criar novos postos de trabalho! Acho que o Forum e o Palácio do Gelo nao tem nada a ver um com o outro, logo as pessoas podem ir aos dois! Mas enfim é pena existirem estes comentários retrogados que pensam que só Lisboa e Porto é que são Portugal! Enquanto existirem pessoas a pensarem assim o país não vai para a frente! É obvio que todos os comercios que nao tem condições e que nao chamam atenção vao perder, mas isso é de esperar, ainda bem pois nao incentivam a população a visitar estes e não possuem nada de novo.Obrigado

 
At quarta-feira, 23 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Boa tarde a todos!
Estou a morar em Viseu à 8 anos, e venho por este meio dar o meu testemunho, como adoro viver nesta cidade. Tem tudo o q precisamos em todos os aspectos, a única coisa q n tem é mm praia, mas n se pode ter tudo:( e em relação a isto n há nada a fazer. Ah, mas há sempre uma solução, existem as praias fluviais, piscinas, ou mm indo até Aveiro ou Porto, q fica + ou - a 1 horita de Viseu.
N mudaria de cidade para viver numa outra cidade, tal como por ex. Lisboa, ou Porto, onde o stress das pessoas é constante, sempre a correr de um lado para o outro p apanhar os transportes públicos, ou mm desesperando em longas filas de trânsito, assim sendo, nunca iria ter a mm qualidade de vida q tenho nesta cidade.
Em relação ao novo Palágio de Gelo, julgo q é um orgulho para todos os viseenses, porém tenho duas criticas a fazer. Uma é precisamente a q já referiram pelo facto da pista de gelo n ter mta privacidade, estar num sítio "aberto" e estar no piso dos restaurantes. Outra das criticas é os corredores serem demasiado largos, e n terem umas plantas, alguma verdura p dar mais vida, dá a sensação de vazio. Já agora uns bancos tb vinham mm a calhar pelos corredores, p descansarem um pouco p quem anda às compras, ou mm para os maridos q ficam a porta das lojas à espera as esposas q entram nas lojas, como se vê por ex no forum desta cidade, e outros tantos espalhados pelo país.
Como o Palácio de Gelo apesar de estar aberto, ainda n esta completamente concluído, tenho esperança q esta minha 2.ª crítica, poderá ser solucionada,colocando uns sofás e umas plantas para o cento ficar com mta mais vida.
No geral, gostei mto do Palácio, ah e tem umas lindas vistas, dos terraços. Lindo...
Apareçam, e vão ver q vão gostar!

 
At quinta-feira, 24 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

passam-se mandatos e só se vê disto!
Quantas novas fabricas abriram?

Por todo o concelho e distrito isso é que devia ser prioridade!

coloquem os olhos em Tondela! grande Marta!

 
At sexta-feira, 25 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

O meu objectivo não é atacar ninguém. Felizmente, num regime democrático cada um tem o direito a ter a opinião que quiser. No entanto, como cada um tem tendência a "defender a sua dama" e o chorrilho de idiotices e meias-verdades é tanto, com toda a certeza alguém se vai sentir atacado. As minhas desculpas por antecipação. Pretendo criticar ideias, não pessoas.

Em 1.º lugar, é recorrente o argumento do progresso e da modernidade e não sei o quê mais. Esse é o tipo de argumento que só num país iminentemente rural, como é o nosso, é possível ouvir. Grandes edifícios não são sinal de progresso. São sinal de "novo-riquismo" que servem para deixar meia dúzia de deslumbrados de boca aberta e pouco mais. O progresso viseense é tanto que somos uma das maiores cidades europeias sem comboios... uma decisão de uns iluminados que, no início da década de 90, acharam que os comboios eram uma coisa do passado. Pessoas muito cultas, sem sombra de dúvida. Curiosamente, são esses mesmos iluminados, que continuam a ocupar os assentos camarários, quem agora reclama a passagem do TGV.

Em 2.º lugar, elogiar o urbanismo viseense só é aceitável por parte de quem não faz a mínima ideia do que é urbanismo e ordenamento do território. O urbanismo viseense, à semelhança do nacional, é medíocre e demagogo. O "novo fôlego" urbano de Viseu é resultado do Programa Polis, que por sua vez é "baseado" no projecto da Expo'98. Mais um projecto para deslumbrados (quem quiser saber o que foi a EXPO, leia os relatórios do URSPIC e veja a auditoria do Tribunal de Contas). Do Polis nem vale a pena falar. Basta dizer que o Plano "Estratégico" tinha uma calendarização que previa o final das intervenções em 2004 e, agora, 4 anos depois, ainda há projectos que não arrancaram. E quem é que ainda se lembra do cronómetro, que foi "reajustado" umas quantas vezes e "desapareceu" pela calada da noite?

Em 3.º lugar, os elogios rasgados, que alguns têm a insensatez de proferir, ao executivo camarário só fazem sentido se olharmos para a realidade nacional. Só num país em que políticos indiciados pela prática de crimes acabam democraticamente reeleitos, e assumem o estatuto de heróis locais (Isaltinos, Majores, Fátimas, Avelinos e outros que tais), é que se percebe a veneração. São autênticos casos do síndroma de estocolmo. Não vou entrar aqui em especulações sobre as ligações pouco claras e as presumíveis "gratificações" que o "executivo" camarário recebe/recebeu por parte da Visabeira, mas ainda gostava de ver a PJ a investigar o património que esse dinossauro do Ruas (há quase 20 anos agarrado ao poder) "amealhou" ao longo do tempo. Mas quem diz o Ruas, diz 99% dos presidentes de Câmara. É o país que se tem.

Li na diagonal a opinião de alguém que tinha vivido em Berlim e tinha a ousadia de comparar o urbanismo nacional, e logo o viseense em particular, com o Alemão...tive que me rir. A minha questão é: Já ouviu falar no Ruhr? Sabe o que é regeneração urbana?

Quanto às referências aos indicadores estatísticos. Disraeli disse: "There are only 3 types of lies: lies, damn lies and statistics". As estatísticas valem o que valem e garanto que aquelas que têm sido prodigamente mencionadas não valem nada. Até me admira que ninguém tenha referido a classificação que a DECO atribui a Viseu (se calhar alguém referiu, eu é que não tive a paciência necessária para ler tudo; se foi o caso, as minhas desculpas): a melhor cidade do país para se viver. Até a newsletter da Câmara fala nisso. Curiosamente, ainda não ouvi ninguém a falar na classificação que um estudo da Univ. de Évora atribui a Viseu: 63ª posição. Num país com 134 cidades, estamos bem, não haja dúvida.

O argumento do poder de compra do concelho e a população potencialmente servida pelos serviços da cidade de Viseu, devia vir acompanhada das estatísticas do sobreendividamento e dos créditos mal parados... se quisermos ser sérios, é claro. Senão basta referir que o poder de compra - ainda que virtual - é X e acabou-se a discussão.

Entristece-me ver que ainda há muita gente iludida sobre o que é progresso e desenvolvimento. Fóruns, Palácios de Gelo e as omnipresentes urbanizações "cogumelo" - aquelas que surgem da noite para o dia, sem ninguém saber muito bem como; veja-se o Retail Park, rodeado de mato, mas já povoado de outdoors onde se anuncia a venda de andares de "luxo" - NÃO são sinais de progresso. Pelo contrário são o resultado de sociedades neoliberais onde o Estado-Providência faliu.

Há por aí um comentário muito engraçado sobre Viseu não ser melhor por causa de meia dúzia de indivíduos, que até estão inscritos no desemprego por opção... Eu tinha dito que não ia fazer ataques ad hominem, mas no seu caso abro uma excepção: deixe de ser ignorante (ainda para mais julgo ser de alguém que frequenta o ensino superior). Lá porque você eventualmente conhece alguém nessa situação, não generalize. A generalização é uma falácia lógica. Basta ver os jornais regionais, desta semana, e ler as notícias sobre os inúmeros casos de trabalho precário que a - anteriormente designada - Inspecção Geral do Trabalho detectou. Todos, ou quase todos, em centros comerciais.

Os 3000 postos de trabalho, ou qualquer coisa parecida, que o Palácio do Gelo criou são ridículos. Mais de metade não "interessam" a ninguém - salários ridículos, horários ilegais e mais uns quantos "mimos" - e só são ocupados porque a necessidade a isso obriga.

É triste verificar que, no dia em que se comemora a queda do obscurantismo do Estado Novo, a cidadania ainda é uma palavra vã para muito boa gente.

 
At segunda-feira, 28 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

se tem vergonha desta sociedade realmente mais vale ir viver para o estrangeiro, lá são todos bons, todos cultos, civilizados, muito mais evoluidos....

 
At quarta-feira, 30 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Eu sou uma cidadã atenta e neste caso não vivo em Viseu, vivo numa cidade muito próxima a uns escassos 70 km, facilmente percorridos pela A25!

Acho inacreditável como ainda há pessoas que se queixam!Viseu é uma cidade lindissima com imensos potenciais, não só no interior da mesma mas nas localidades mais próximas!

Está muito bem situada e com um nivel de vida cada vez melhor, para quem não sabe Viseu foi considerada no ano transacto como a cidade com melhor qualidade de vida em Portugal(http://viseu_futurista.blogs.sapo.pt/5208.html), ora isto talvez responda a muitas questões e não é por ter mais um centro comercial que o seu centro histórico vai "morrer"!

Eu nasci na Guarda, vivo cá(por enquanto) e quem me dera a mim poder viver e "habitar" uma cidade tão agradável quanto Viseu!
Embora sejam cidades com caracterisitcas muito diferentes acho que quando criticamos algo devemos sempre pensar que há cidades capitais de distrito que ficam muito aquém de Viseu!

Ps: Já agora estive no Palácio do Gelo no passado domingo dia 27 e não foi por isso que deixei de ir ao Forum e de dar uma volta pela "velha" Viseu!

Enaltecam o que de bom cada cidade em!

 
At quarta-feira, 30 abril, 2008, Anonymous Anónimo said...

Só não percebe quem está fora da situação. Viseu está a tornar-se o exemplo do subdesenvolvimento: os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Não há lugar nesta cidade para o pequeno empreendedor, para a criação do seu pp negócio. Só para os tubaroes, A raia miuda foi totalmente comida... Não há gente nas ruas a comprar, só a passear, pq numa cidade desta dimensão como é possivel abrirem +180 lojas de uma só vez? ISTO É DE LOUCOS. Vamos emigrar sim... trabalhar para não morrer à fome... esta é a verdadeira questão... as pessoas não imaginam os problemas do comércio desta cidade... e, infelizmente não tem volta....

 
At quinta-feira, 01 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

o novo palacio do gelo é um grande investimento para a cidade de viseu. as pessoas que fazem as criticas negativas apenas pensam so nelas!
este novo centro comercial, vai trazer novas opprtunidades para a cidade, como turismo, lazer, . . .
viseu merece ser conhecida nacionalmente, é uma grande cidade em expansao
como algumas pessoas referem que vai tirar muito poder de compra as pessoas mais pobres, mas é mentira! muitas pessoas nao sabem gerir o seu dinheiro e nao sabem quando parar!~
o palacio esta lindo e desejo que tenha muito sucesso!

 
At quinta-feira, 01 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

O PALACIO ESTA LINDO.

 
At sexta-feira, 02 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

Ler alguns destes comentários sobre a minha cidade natal entedia-me. É verdade que o Grupo Visabeira, em termos económicos, incrementou grande desenvolvimento na cidade;contudo, o monopólio e a concessão de todo o tipo de benesses a esta empresa em detrimento de outro tipo de investimentos e de outra intelligentia, igualmente pertinentes e desjáveis,parecem-me ostensivamente perniciosos. Que edilidade é esta - a viseense - para quem o conceito de cultura e conhecimento está, muitas vezes, associado ao consumo fácil e poveiro do folclore, do betão e da promoção rotunda do vinho do Dão e da estafada e bolorenta feira de S. Mateus? Que edilidade é esta que não soube levar para a cidade a Faculdade de Medicina, que desvaloriza sistematicamente individualidades (nadas e criadas na cidade de Viriato, apesar de deslocadas) de diferentes áreas do saber, reconhecidas além distrito, quiçá,além fronteiras?! Que edilidade é esta que autoriza a abertura de estabelecimentos comerciais ao desbarato que se irão asfixiar, a breve trecho, uns aos outros?! - É óbvio que os tubarões engolirão as presas mais débeis!!!
E ... o Palácio do Gelo é um sinal dos tempos que passam, um sinal da modernidade, local onde muito viseense procurará, em êxtase,mais um motivo para cultivar o parecer em detrimento do ser!... É ultra-moderno parecer-se culto só porque se visita a Fnac ...ou porque se frequentam as galerias de arte! Já agora, onde estão e o que mostram?Apenas conheço uma, perdão, duas.
CULTURA não é de todo uma prioridade para esta edilidade!
Amo a cidade onde nasci e reconheço que visualmente é muito agradável para quem a visita. Felizmente que Viseu ainda me oferece, quando a revisito, a tranquilidade das suas esplanadas, o chilreio dos melros e das andorinhas,o odor beirão tão aconchegante, o céu escuro carregado de estrelas, os recantos escaninhos da minha infância e juventude a par de uma cidade que pulula e cresce muitas vezes com um plano urbanístico duvidoso.
Lamento que o casco histórico da cidade esteja tão ao abandono...

 
At domingo, 04 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

acho que culpar a camara ou os centros comerciais pelo individamento das pessoas é no minimo ridiculo.

 
At terça-feira, 06 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

Fiquei atordoada com tantas opiniões divergentes sobre o potencial económico de Viseu. No entanto, estando a estudar a possibilidade de abrir uma loja de rua (preferencialmente: rua direita) em regime de franchising na área da cosmética/estética, gostaria de ter os vossos conselhos sinceros...(o investimento é enorme, cerca de 150 000€). Gostaria de saber, comparando com Aveiro, Espinho, S.Joao da madeira e Sta Maria da Feira, qual a vossa opinião sobre o dinamismo e o poder de compra dos habitantes de Viseu? Agradeço desde já quem se der ao trabalho de me orientar...

 
At domingo, 11 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

ESTE PROGRAMA E MUITO BOM PARABENS

 
At sexta-feira, 16 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

Como era de esperar o Comércio de Viseu está de rastos. Está tudo á rasca, a fuga do momento é ir para Anagola. Comerciantes de 50 e tal anos estão a mexer-se neste sentido. É triste depois de uma vida de trabalho, o ue era mais antuarl era caminahr para a calmia, tranquilidade, mas não esta cidade estragou a vida de toda a gente. Sim, toda pois no Gelo as coisas não estão melhor. Tudo se queixa, já há lojas a querer vir embora. Só uns lunáticos é que poderiam pensar que havia mercado paar + 168 lojas. è claro que não há. tá visto. Só lamento pelos trabalhadores que vão ser despedidos já no final deste mês. São muitos. E as lojas de rua a fechar, isto é a maior loucura que alguma vez se podia iamginar.

 
At segunda-feira, 26 maio, 2008, Anonymous Anónimo said...

Primeiro não posso deixar de ficar indignada pelo facto do seu blog se chamar "Viseu Aldeia Jardim"! Não sei quais são os seus conhecimentos em geografia, mas desde já o informo que Viseu é uma CIDADE e não uma aldeia!! portanto actualize-se!!

Segundo, quer-me parecer que há ainda muita gente neste país que pensa que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem....pois meus caros, isso é o centralismo ao seu mais alto nível!não sei porque se sentem tão incomodados por Viseu ter neste momento um empreendimento da dimensão do Palácio de Gelo. Não é só o litoral, e por litoral entenda-se Lisboa, Porto, Coimbra e Aveiro que têm direito a ter infra-estruturas de grande dimensão, bem equipadas e que atraiem milhares de pessoas. não é pelo facto de terem praia e de serem as mais referenciadas que tem de se investir mais nelas do que nos outros sítios!

Terceiro....a inveja e dor de cotovelo é muito feia! e como já li por estes lados, Viseu é realmente uma cidade maravilhosa...sempre o foi e sempre o será! Se os políticos que as governam são ou não os mais apropriados não sei, só sei que tudo, ou quase tudo, têm feito para desenvolver uma cidade que tantas vezes foi afastada do desenvolvimento e da inovação. A começar pelo triste acto de terem tirado a linha de comboio, passando por vigarístas (que não têm outro nome) que nos tiraram a universidade porque eram lá de aldeolas situadas num buraco da serra, Viseu já podia há muitos anos ser a cidade que é hoje!
mas infelizmente o poder central fala mais alto, e gentinha como Guterres e Sócrates, um que agora se esconde atrás de organizações humanitárias e outro que compra o curso (belos exemplos não haja dúvida), enquanto houver gente dessa à frente deste país duvido que seja à custa do estado que vamos evoluir.... é preciso acreditar que há empresas privadas, como a Visabeira, que estejam dispostas a dar a cara! Embora não concorde que detenham a hegemonia no mercado!

enfim...resumindo... Viseu é sim uma cidade do interior, mas que é visitada por tudo e todos, e que passou a ter um lugar no país, e porque não na Europa! e isso se deve ao trabalho de viseenses,e não ao trabalho daqueles que falam muito mas é da boca pra fora!

 
At segunda-feira, 02 junho, 2008, Anonymous Anónimo said...

só tenho uma coisa a dizer. Até à 2 anos atrás habitei em Lisboa, depois vim morar para viseu e agora garanto-vos k não voltava pa lisboa nem k me pagassem! viseu é fantástico!

 
At quarta-feira, 25 junho, 2008, Anonymous Anónimo said...

Boa noite:
Em primeiro lgar gostaria de salientar que não habito nem nunca habitei em Viseu, embora conheça bastante bem a cidade pois sou de uma cidade do interior (V.n.Foz-Côa) e sempre me desloquei frequentemente a Viseu. Tenho pena que muitos Viseenses achei a reconstrução do Palácio do Gelo um desperdício e algo desnecessário. Certamente quem profere tais afirmações não precisou de crescer no interior onde o desenvovimento sempre ficou adiado e a modernidade nem sempre chegou... Contentando apenas os olhos com aquilo que estava à venda em cidades como Porto ou
Coimbra.Assim, como tive que passar por todas essas privações parece-me com todo o desenvolvimento e modernização deve ser bem vinda, pois também no interior há pessoas como as que moram no Porto ou Coimbra e têm direitos no acesso às coisas.Actualmente moro no Porto, uma vez mais, porque no interior não há tantas oportunidades a nível profissional, mas espero um dia poder morar no interior tendo acesso ao que existe noutros pontos do país.

 
At terça-feira, 01 julho, 2008, Anonymous Anónimo said...

supreme!

 
At segunda-feira, 25 agosto, 2008, Anonymous Anónimo said...

Sou Aveirense e não largava a minha cidade por nada...mas a verdade é que Viseu é das melhores cidades nacionais para viver e desfrutar a vida. Aos cibernautas que deixaram aqui o seu comentário negativo quanto ao aparecimento deste megashopping tenham um pouco de discernimento e experimentem tentar viver em grandes cidades onde a vida é um stressante inferno ou então viver nas aldeolas onde a proximidade a uma infraestrutura como esta é uma mais valia. E mais...lembrem-se que se querem ter igualdade entre o litoral e interior é necessário fortes investimentos púlicos mas também privados!Sim!O Estado não tem que ser o motor de todo o desenvolvimento económico-social!

 
At sábado, 04 outubro, 2008, Anonymous Anónimo said...

Bem, concordo e respeito todas as opiniões, mas não posso deixar de expressar o gosto que tenho por viver numa cidade fantastica como viseu.
Temos uma cidade que nos proporciona um pouco de tudo o que necessitamos para ter uma qualidade de vida boa. Concordo que o palácio vai aniquilar o já moribundo comércio tradicional, mas isso é um sinal da evolução vertiginosa da sociedade moderna, é algo já antes visto um pouco por toda a Europa. Não podemos ser pacóvios ao ponto de estar a utilizar esse argumento para criticar o Palácio, já antes de ele existir com esta dimensão toda a gente ia a Aveiro ou a Coimbra ou ao Porto às compras criticando a escassez de oferta na nossa cidade. Agora que temos algo com qualidade , criticam, enfim, preso por ter cão, preso por não ter....
sinceramente orgulho-me de Viseu, tenho uma empresa sediada na nossa cidade e na minha área de negócio sou líder de vendas em Portugal, vendo para todo o País e orgulho-me de colocar Viseu no mapa, porque merece enquanto Cidade.
Peço-vos que todos possam engrandecer a nossa cidade em vez de a criticarem, façam dela ainda melhor e divulguem-na como eu tenho feito todos os dias.
Recebo clientes de todo o País diariamente e acreditem que é uma grande surpresa para grande parte deles o nível da nossa cidade, porque para a grande maioria, Viseu é uma cidadezita de interior atrás dos montes!!!!
Pois bem, espero que a minha mng sirva para os Viseenses mimarem e divulgarem a sua cidade, acreditem que uma das mais belas e limpas de Portugal...
Abraço a todos

 
At segunda-feira, 22 dezembro, 2008, Anonymous Anónimo said...

nem sei como aqui vim parar, enfim. Só para fazer uma coisa, alguém disse ai para melhorarem os acessos de vilas circundantes á cidade e falaram de Castro-Daire. ora bem aqui se nota que muita gente não sabe do que fala, pois castro daire tem a A24 que liga a vila directamente a viseu, que poderiamos querer mais, aeroporto?

 

Enviar um comentário

<< Home