Viseu Aldeia Jardim: maio 2006

quinta-feira, maio 25, 2006

Procuro Foto!

Procuro foto dos meninos da Polícia Municipal que hoje cedo mandavam parar os automobilistas em frente ao RI14 para fazer inquéritos, ocupando uma faixa de rodagem em cada sentido (!!!).

Tenho preferência por um primeiro plano do sinal de perigo com a inscrição "Inquéritos".

Se tiverem à mão, agradeço também foto do sinal da Praça D.Duarte que diz "Estacionamento Temporário" e palpites para a interpretação desses dizeres.

Obrigadinho!

quarta-feira, maio 24, 2006

Turismo

Este hoje fala do seu turismo político e outros tomam posse para o Região de Turismo Dão Lafões. Que o santinho padroeiro dos perguiçosos esteja longe deles.

Projecto para a Rua Direita

Temos visionários por cá!

Pré-pré campanha?

Será isto conversa de candidato a candidato?

sábado, maio 20, 2006

Cultura(cção)

"De facto falta em Viseu um espaço público com projecto e com um plano funcional capaz de servir como palco multifacetado na apresentação regular de trabalhos artísticos pluridisciplinares, sobretudo de jovens. O executivo municipal deveria estar atento a esta necessidade e empenhar-se politicamente nesse sentido, construindo de raiz uma infra-estrutura com estas características - um centro cultural, se assim lhe quisermos chamar, gerindo-o directamente e de forma profissional.

Chamar-lhe-ia Casa da Cultura e integraria um espaço para a juventude, ou em alternativa criar também uma Casa da Juventude.

(...)Por exemplo, o Museu Almeida Moreira, sem qualquer ocupação actual, poderia servir de base a projectos desta natureza funcionando também como ponto de apoio a outros projectos itinerantes pelo concelho que ali teriam uma base logística de operações.(...)

O problema da cultura em Viseu não é propriamente a falta de espaços para apresentações, ensaios ou mostras. Lembro duas altenativas: o Mirita Casimiro que tem uma taxa de ocupação diminuta e o IPJ também está subaproveitado.
O problema de fundo é a falta de abertura e visão vanguardista dos responsáveis pela cultura acrescida da falta de capacidade de inovação.Embora sem dinamização significativa, espaços para pequenas/médias apresentações estamos bem servidos, é preciso é dinamiza-los. Para espectáculos maiores todos sabemos que o Multiusos não serve.

(...)Entendo que o Teatro Viriato e o Museu Grão Vasco, por aquilo que representam ou deveriam representar na vanguarda de acções desta natureza, não têm conseguido desempenhar esse papel. (...)
Alexandre Azevedo Pinto, in Jornal do Centro

sexta-feira, maio 19, 2006

Isto não é caso de polícia?

Isto não é de competência municipal, mas é de aplaudir a antecipação e o alerta.
Caça à multa é que não! É preferível colocar radares fixos de velocidade devidamente sinalizados nos pontos críticos.
Se o objectivo é efectivamente evitar a "perigosidade" da circulação rodoviária para os peões, os automobilistas estariam assim devidamente acautelados da existência do radar e seria um sistema disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano ao contrário da típica patrulha destacada por algumas horas por mês. Assim não me queixaria de caça à multa...
Mas é preciso lembrar que 50km/h é a velocidade máxima permitida na circunvalação...é preciso habituação...

Museu Aberto

A avaliar pelo dia de ontem, isto correu muito bem. Que tenha sido assim hoje e que se repita amanhã!
Iniciativas destas são sempre bem vindas, pecando apenas pela pouca frequência e quase sempre coladas a efemérides.

terça-feira, maio 16, 2006

Sacos azuis!?

Afinal quando saberemos as semelhanças e/ou as diferenças entre Viseu e Felgueiras?

Isto não se esquece!

É só escolher!

Será esta a verdadeira ou é esta aqui?

Quem não deve...

...até pedia mais revisores!


"A primeira coisa a fazer seria tornar letra de lei uma promessa constante do programa eleitoral do actual Governo: mudar o sistema de financiamento das autarquias, desligando as receitas das autorizações de construção, de modo a que não sejam mais ricas as Câmaras que tudo permitem e tudo vandalizam."
Miguel Sousa Tavares in Expresso 6 Maio 2006

segunda-feira, maio 15, 2006

Bem pago estudo...

60.000 europas para rever do Sistema Viário e Pedonal em Viseu.

Quantos euros ficaria mais barato se na autarquia existisse capital humano com qualificações técnicas e cientificas que determinados cargos exigem?

sábado, maio 13, 2006

Post it!

Lembram-se deste post em que o link ia directamente para agenda da Região de Turismo Dão Lafões onde não constava qualquer actividade até ao final do ano?

Agora não funciona! Técnica da avestruz ou vamos ter site novo?

Museu com vida!

No próximo dia 18 de Maio o Museu Grão Vasco volta a ter vida.

Esperemos que iniciativas semelhantes se repitam várias vezes por ano.

"No próximo dia 18 de Maio, celebra-se a 28ª edição do Dia Internacional de Museus. A edição deste ano intitula-se "Os Museus e os Jovens" - tema delineado pelo Conselho Internacional dos Museus ICOM - pelo que todos os museus contemplam, nos seus programas comemorativos, uma noção de proximidade entre os espaços museológicos e os públicos mais jovens, apostando numa oferta de animação diversificada e apelativa.Além do Dia Internacional de Museus, prevê-se também a realização da Noite dos Museus, em que os museus estarão abertos até cerca da 01:00 hora. Esta iniciativa foi concebida pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês, abraçando outros países europeus. Por cá o Museu Grão Vasco a 18 de Maio apresenta:

Oficinas Pedagógicas - 10.00h e 14h00“Na Onda da Imaginação” expressão plástica: para o 3º ciclo e ensino secundário.

Filmes de Animação - 10.30h Projecção de filme em parceria com o Cine Clube de Viseu.

11.00h e 17h00 - Visita performativa com colaboradores do MGV, para o público em geral

22.00h - Concerto com o grupo viseense “Umeed”23.30h Sangria de honraA 19 de Maio repete as Oficinas Pedagógicas com outras temáticas, os filmes e as visitas guiadas nos mesmos horários, a Música/ Dança num concerto com o grupo de guitarras (a confirmar).

e às 21.30h um recital de poesia com o actor Eurico Lopes e o pianista José Miguel Amaral.

No dia 20 de Maio a curiosidade vai direitinha para a apresentação do portal do MGV no projecto Viseu Digital pelas 15h30 (será que apresentam os custos finais deste projecto??) e o dia finaliza com um concerto de Jazz P’ros Amigos para o público em geral pelas 22h00 entre outras actividades.O custo previsto deste Museu Virtual é de 578.723 €. Ainda se lembram do valor do euro? Pois, então façam a conta..."

Texto pilhado daqui

sexta-feira, maio 12, 2006

Uma perguntinha..

Quantos concelhos capitais de distrito como Viseu se podem envergonhar de não ter NEM UM clube no Campeonato Nacional de Futebol em Séniores?

Que se passa com o desporto em Viseu?

Comboio

Pela petição que surgiu aqui, o Comboio em Viseu voltou a ser assunto de politicos... Isto é bom ou mau sinal?

Mas que Usos?

Qualquer iletrado na matéria como este reconhece que o Pavilhão Sem Uso não tem condições para receber espectáculos... O Multi vem de quê afinal?

quinta-feira, maio 11, 2006

Bibliotecas...


Falou-se por cá de bibliotecas.

E a de Viseu? Já tem rede Wireless? Já tem Videoteca? Já tem Fonoteca? Vai ter algum dia?

Para atrair público para as Bibliotecas tem de existir uma contínua adaptação dos espaços às exigências e necessidades do tempo sem se desviar do objectivo: divulgar e facilitar o acesso à cultura/conhecimento

quarta-feira, maio 10, 2006

Quem dá a Extrema Unção?

Visitar um site desactualizado, tal a velocidade com que as coisas acontecem, é quase um exercício de arqueologia.

O site da CMV é a vários níveis uma verdadeira trapalhada: pouco intuitivo, com uma estrutura que vale chumbos a alunos de engenharia informática, escolha de cores que arrepia webdesigners, links que não funcionam e sofre também do maior drama dos webmasters - a desactualização.

Carece urgentemente de cara lavada!

Mas o actual estado das coisas é também interessante - Sabiam que por 1000$ compram um metro quadrado no Parque Armazém/Industrial/Comercial de Coimbrões? É só seleccionar no menu horizontal "Desenvolvimento"/"Parques Industriais".

Não estranhem se derem de caras com "Página Em Construção"- é com o que me deparo à data em que escrevo estas linhas. Qual o significado? Estamos em permanente desenvolvimento, ou estamos ainda a tentar desenvolver algo?

Ou muito me engano...

...ou é preciso este post para lembrar a muito boa gente que o europeu e o mundial de futebol estão pertinho...?

Desta vez teremos pelo menos um ecrã gigante público?...

Choque produtivo

Na PSP espero que lá chegue...mas já deve à muito estar em testes na Polícia Municipal..

Quando chegará ao Rossio?

terça-feira, maio 09, 2006

Boa noticia!

Não haverá muitos por aí que saibam quantas linhas de código são precisas para fazer uma rotação de uma pata ao ritmo da música (qual o ângulo? que velocidade? que direcção? qual(ais) o(s) motor(es)? quanto tempo? ).

E a usar saias e estar por perto!? Quantos sois?