Viseu Aldeia Jardim: Cultura(cção)

sábado, maio 20, 2006

Cultura(cção)

"De facto falta em Viseu um espaço público com projecto e com um plano funcional capaz de servir como palco multifacetado na apresentação regular de trabalhos artísticos pluridisciplinares, sobretudo de jovens. O executivo municipal deveria estar atento a esta necessidade e empenhar-se politicamente nesse sentido, construindo de raiz uma infra-estrutura com estas características - um centro cultural, se assim lhe quisermos chamar, gerindo-o directamente e de forma profissional.

Chamar-lhe-ia Casa da Cultura e integraria um espaço para a juventude, ou em alternativa criar também uma Casa da Juventude.

(...)Por exemplo, o Museu Almeida Moreira, sem qualquer ocupação actual, poderia servir de base a projectos desta natureza funcionando também como ponto de apoio a outros projectos itinerantes pelo concelho que ali teriam uma base logística de operações.(...)

O problema da cultura em Viseu não é propriamente a falta de espaços para apresentações, ensaios ou mostras. Lembro duas altenativas: o Mirita Casimiro que tem uma taxa de ocupação diminuta e o IPJ também está subaproveitado.
O problema de fundo é a falta de abertura e visão vanguardista dos responsáveis pela cultura acrescida da falta de capacidade de inovação.Embora sem dinamização significativa, espaços para pequenas/médias apresentações estamos bem servidos, é preciso é dinamiza-los. Para espectáculos maiores todos sabemos que o Multiusos não serve.

(...)Entendo que o Teatro Viriato e o Museu Grão Vasco, por aquilo que representam ou deveriam representar na vanguarda de acções desta natureza, não têm conseguido desempenhar esse papel. (...)
Alexandre Azevedo Pinto, in Jornal do Centro